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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/12/2013 |
Data da última atualização: |
22/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z.; NASCIMENTO, D. R. B. |
Afiliação: |
NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; DANIEL R. B. NASCIMENTO, FE/Unicamp. |
Título: |
Educação transformadora para uma comunicação cidadã. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736. |
ISBN: |
978-84-15816-05-8 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossistemas comunicativos que lhe permitam constituir-se como cidadão e promover transformações sociais. MenosO avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossiste... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cidadania; Citizenship; Conhecimento; Educommunication; Educomunicação. |
Thesagro: |
Comunicação; Educação; Tecnologia da Informação. |
Thesaurus Nal: |
Communication (human); Education; Information technology; Knowledge. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/93665/1/educacao.pdf
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Marc: |
LEADER 02558nam a2200289 a 4500 001 1973196 005 2020-01-22 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-84-15816-05-8 100 1 $aPEREIRA, N. R. 245 $aEducação transformadora para uma comunicação cidadã.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736.$c1736 520 $aO avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossistemas comunicativos que lhe permitam constituir-se como cidadão e promover transformações sociais. 650 $aCommunication (human) 650 $aEducation 650 $aInformation technology 650 $aKnowledge 650 $aComunicação 650 $aEducação 650 $aTecnologia da Informação 653 $aCidadania 653 $aCitizenship 653 $aConhecimento 653 $aEducommunication 653 $aEducomunicação 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aNASCIMENTO, D. R. B.
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
05/01/1994 |
Data da última atualização: |
16/10/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
ABREU, L. S. |
Afiliação: |
EMBRAPA-CNPMA. |
Título: |
Impactos sociais e ambientais na agricultura: uma abordagem histórica de um estudo de caso. |
Ano de publicação: |
1994 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: EMBRAPA-SPI; Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1994. |
Páginas: |
149p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Capitulo I: A agricultura tradicional. A origem do municipio e o processo de ocupacao inicial. A paisagem natural encontrada e a origem da propriedade fundiaria. A economia tradicional e a organizacao do trabalho social. Uma nova cultura: o algodao. A estrutura social da cotonicultura. Os recursos naturais e a agricultura tradicional. Capitulo II: A agricultura tecnificada. Transformacoes na estrutura produtiva. Credito rural. As culturas e as novas tecnologias. Os impactos sociais da agricultura tecnificada. Os impactos ambientais da agricultura tecnificada. Capitulo III: A agricultura intensificada. Acoes governamentais de incentivo a expansao da agricultura irrigada. Evolucao do uso de equipamentos de irrigacao. Efeitos da tecnologia de irrigacao na agricul-tura. O calendario das culturas irrigadas. O processo de trabalho na agricultura intensificada. A estrutura fundiaria. O trabalho na agricultura intensificada. Capitulo IV: Irrigacao: Questoes sociais e ambientais. Irrigantes e trabalhadores na agricultura intensificada. O empresario familiar e o empresario capitalista. Trajetoria social. A forma de propriedade e uso da terra. O manejo dos sistemas de irrigacao por trabalhadores rurais. Os trabalhadores na agricultura irrigada. Os recursos naturais no modelo de agricultura intensificada. Outros efeitos ambientais no ecossistema. Perspectiva e desafios futuros. Irrigação: socialmente e ambientalmente sustentável. |
Palavras-Chave: |
Abordagem historica; Agricultura irrigada; Agricultura tecnificada; Agricultura tradicional; Agricultural production; Agricultural sociology; Agriculture environmental; Aspecto ambiental; Aspecto social; Aspectos sociais; Aspectos socio-economicos; Brasil; Comunidades rurais; Desenvolvimento; Development; Economia doméstica rural; EMBRAPA-CNPMA; Environmental; Estado de Sao Paulo; Estrutura fundiaria; Estudo de caso; Familia moderna; Forca de trabalho; Guaira; Impact; Impacto; Modern production; Moderna; Natural resource; Paisagem natural; Producao familiar; Producao familiar moderna; Producao moderna; Production; Produtores; Proprietario rural; Recursos naturais; Sao Paulo; Social; Social aspects; Structural change. |
Thesagro: |
Agricultura; Agricultura familiar; Agricultura sustentável; Comunidade Rural; Cotonicultura; Crédito; Crédito Rural; Cultura Irrigada; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Sustentável; Historia; Impacto Ambiental; Impacto Social; Irrigação; Meio Ambiente; Pivô central; Política Agrícola; Produção; Recurso Natural; Sociologia; Sociologia rural; Tecnologia Agrícola; Trabalhador rural; Uso da terra. |
Thesaurus NAL: |
agriculture; Brazil; credit; environment; environmental impact; family farms; irrigation; rural communities; Rural development; Social impact; socioeconomic development; sustainable development; technology; Traditional farming. |
Categoria do assunto: |
-- A Sistemas de Cultivo B Sociologia Rural F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/98517/1/Impactos-ambientais-e-sociais.pdf
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Marc: |
LEADER 04376nam a2201069 a 4500 001 1012138 005 2017-10-16 008 1994 bl uuuu 00u1 u #d 100 1 $aABREU, L. S. 245 $aImpactos sociais e ambientais na agricultura$buma abordagem histórica de um estudo de caso. 260 $aBrasília, DF: EMBRAPA-SPI; Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA$c1994 300 $a149p. 520 $aCapitulo I: A agricultura tradicional. A origem do municipio e o processo de ocupacao inicial. A paisagem natural encontrada e a origem da propriedade fundiaria. A economia tradicional e a organizacao do trabalho social. Uma nova cultura: o algodao. A estrutura social da cotonicultura. Os recursos naturais e a agricultura tradicional. Capitulo II: A agricultura tecnificada. Transformacoes na estrutura produtiva. Credito rural. As culturas e as novas tecnologias. Os impactos sociais da agricultura tecnificada. Os impactos ambientais da agricultura tecnificada. Capitulo III: A agricultura intensificada. Acoes governamentais de incentivo a expansao da agricultura irrigada. Evolucao do uso de equipamentos de irrigacao. Efeitos da tecnologia de irrigacao na agricul-tura. O calendario das culturas irrigadas. O processo de trabalho na agricultura intensificada. A estrutura fundiaria. O trabalho na agricultura intensificada. Capitulo IV: Irrigacao: Questoes sociais e ambientais. Irrigantes e trabalhadores na agricultura intensificada. O empresario familiar e o empresario capitalista. Trajetoria social. A forma de propriedade e uso da terra. O manejo dos sistemas de irrigacao por trabalhadores rurais. Os trabalhadores na agricultura irrigada. Os recursos naturais no modelo de agricultura intensificada. Outros efeitos ambientais no ecossistema. Perspectiva e desafios futuros. Irrigação: socialmente e ambientalmente sustentável. 650 $aagriculture 650 $aBrazil 650 $acredit 650 $aenvironment 650 $aenvironmental impact 650 $afamily farms 650 $airrigation 650 $arural communities 650 $aRural development 650 $aSocial impact 650 $asocioeconomic development 650 $asustainable development 650 $atechnology 650 $aTraditional farming 650 $aAgricultura 650 $aAgricultura familiar 650 $aAgricultura sustentável 650 $aComunidade Rural 650 $aCotonicultura 650 $aCrédito 650 $aCrédito Rural 650 $aCultura Irrigada 650 $aDesenvolvimento Social 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aHistoria 650 $aImpacto Ambiental 650 $aImpacto Social 650 $aIrrigação 650 $aMeio Ambiente 650 $aPivô central 650 $aPolítica Agrícola 650 $aProdução 650 $aRecurso Natural 650 $aSociologia 650 $aSociologia rural 650 $aTecnologia Agrícola 650 $aTrabalhador rural 650 $aUso da terra 653 $aAbordagem historica 653 $aAgricultura irrigada 653 $aAgricultura tecnificada 653 $aAgricultura tradicional 653 $aAgricultural production 653 $aAgricultural sociology 653 $aAgriculture environmental 653 $aAspecto ambiental 653 $aAspecto social 653 $aAspectos sociais 653 $aAspectos socio-economicos 653 $aBrasil 653 $aComunidades rurais 653 $aDesenvolvimento 653 $aDevelopment 653 $aEconomia doméstica rural 653 $aEMBRAPA-CNPMA 653 $aEnvironmental 653 $aEstado de Sao Paulo 653 $aEstrutura fundiaria 653 $aEstudo de caso 653 $aFamilia moderna 653 $aForca de trabalho 653 $aGuaira 653 $aImpact 653 $aImpacto 653 $aModern production 653 $aModerna 653 $aNatural resource 653 $aPaisagem natural 653 $aProducao familiar 653 $aProducao familiar moderna 653 $aProducao moderna 653 $aProduction 653 $aProdutores 653 $aProprietario rural 653 $aRecursos naturais 653 $aSao Paulo 653 $aSocial 653 $aSocial aspects 653 $aStructural change
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Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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