Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  09/12/2013
Data da última atualização:  22/01/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z.; NASCIMENTO, D. R. B.
Afiliação:  NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; DANIEL R. B. NASCIMENTO, FE/Unicamp.
Título:  Educação transformadora para uma comunicação cidadã.
Ano de publicação:  2013
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736.
ISBN:  978-84-15816-05-8
Idioma:  Português
Conteúdo:  O avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossiste... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Cidadania; Citizenship; Conhecimento; Educommunication; Educomunicação.
Thesagro:  Comunicação; Educação; Tecnologia da Informação.
Thesaurus Nal:  Communication (human); Education; Information technology; Knowledge.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/93665/1/educacao.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPTIA17690 - 1UPCAA - DD
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  05/01/1994
Data da última atualização:  16/10/2017
Tipo da produção científica:  Autoria/Organização/Edição de Livros
Autoria:  ABREU, L. S.
Afiliação:  EMBRAPA-CNPMA.
Título:  Impactos sociais e ambientais na agricultura: uma abordagem histórica de um estudo de caso.
Ano de publicação:  1994
Fonte/Imprenta:  Brasília, DF: EMBRAPA-SPI; Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1994.
Páginas:  149p.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Capitulo I: A agricultura tradicional. A origem do municipio e o processo de ocupacao inicial. A paisagem natural encontrada e a origem da propriedade fundiaria. A economia tradicional e a organizacao do trabalho social. Uma nova cultura: o algodao. A estrutura social da cotonicultura. Os recursos naturais e a agricultura tradicional. Capitulo II: A agricultura tecnificada. Transformacoes na estrutura produtiva. Credito rural. As culturas e as novas tecnologias. Os impactos sociais da agricultura tecnificada. Os impactos ambientais da agricultura tecnificada. Capitulo III: A agricultura intensificada. Acoes governamentais de incentivo a expansao da agricultura irrigada. Evolucao do uso de equipamentos de irrigacao. Efeitos da tecnologia de irrigacao na agricul-tura. O calendario das culturas irrigadas. O processo de trabalho na agricultura intensificada. A estrutura fundiaria. O trabalho na agricultura intensificada. Capitulo IV: Irrigacao: Questoes sociais e ambientais. Irrigantes e trabalhadores na agricultura intensificada. O empresario familiar e o empresario capitalista. Trajetoria social. A forma de propriedade e uso da terra. O manejo dos sistemas de irrigacao por trabalhadores rurais. Os trabalhadores na agricultura irrigada. Os recursos naturais no modelo de agricultura intensificada. Outros efeitos ambientais no ecossistema. Perspectiva e desafios futuros. Irrigação: socialmente e ambientalmente sustentável.
Palavras-Chave:  Abordagem historica; Agricultura irrigada; Agricultura tecnificada; Agricultura tradicional; Agricultural production; Agricultural sociology; Agriculture environmental; Aspecto ambiental; Aspecto social; Aspectos sociais; Aspectos socio-economicos; Brasil; Comunidades rurais; Desenvolvimento; Development; Economia doméstica rural; EMBRAPA-CNPMA; Environmental; Estado de Sao Paulo; Estrutura fundiaria; Estudo de caso; Familia moderna; Forca de trabalho; Guaira; Impact; Impacto; Modern production; Moderna; Natural resource; Paisagem natural; Producao familiar; Producao familiar moderna; Producao moderna; Production; Produtores; Proprietario rural; Recursos naturais; Sao Paulo; Social; Social aspects; Structural change.
Thesagro:  Agricultura; Agricultura familiar; Agricultura sustentável; Comunidade Rural; Cotonicultura; Crédito; Crédito Rural; Cultura Irrigada; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Sustentável; Historia; Impacto Ambiental; Impacto Social; Irrigação; Meio Ambiente; Pivô central; Política Agrícola; Produção; Recurso Natural; Sociologia; Sociologia rural; Tecnologia Agrícola; Trabalhador rural; Uso da terra.
Thesaurus NAL:  agriculture; Brazil; credit; environment; environmental impact; family farms; irrigation; rural communities; Rural development; Social impact; socioeconomic development; sustainable development; technology; Traditional farming.
Categoria do assunto:  --
A Sistemas de Cultivo
B Sociologia Rural
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/98517/1/Impactos-ambientais-e-sociais.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE7761 - 1UPELV - PPCNPMAA162i1995.00270
AI-SEDE7761 - 2UPELV - PPCNPMAA162i1999.00221
CNPMA2763 - 1UMTLV - PP307.72A162i1994.00274
CNPMA2763 - 2UMTLV - DD307.72A162i
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional